Aceda com os seus alunos à Fábrica de Textos e siga até ao “Departamento da Planificação”. Aí, através do jogo, constatarão que a planificação é uma etapa determinante para qualquer tipologia textual (cf. também o Departamento da Produção e o da Revisão).
Com este jogo, os alunos desenvolvem a sua capacidade de cálculo mental, ao articular o conhecimento de factos numéricos simples com o uso de relações numéricas que permitem determinar o valor de expressões numéricas.
Através do Jogo, e em duas fases, os alunos constroem uma figura humana e mobilizam conhecimento dos diferentes sistemas que integram o corpo humano. Em cada fase, os alunos obtêm pontos e recebem acessórios para completar a figura inicial.
Na “Estação da Rima” da “Linha Amarela”, os alunos são desafiados a identificar semelhanças sonoras entre sílabas de palavras diferentes.
Explore com os seus alunos o diagrama de Carroll, em associação com outras representações, seguindo as orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática.
RED - 1.º Ciclo
Neste jogo, é solicitado ao aluno que use estratégias para identificar a rima e sons das palavras, explorar o sentido literal e figurativo da linguagem e associar o conteúdo do poema a experiências vivenciadas.
Através do jogo, os alunos podem estimar e medir o comprimento de objetos, usando unidades de medida não convencionais adequadas, seguindo as orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática.
Na “Oficina”, os alunos podem aprender a construir um modelo de pulmões.
Comboio – Dos sons e das letras
A “Estação da Reunião” da “Linha azul” disponibiliza atividades sobre sílabas e palavras.