Com as Férias nos Açores, os alunos podem aprender a rever um texto.
No Lugar das Histórias, explore com os seus alunos a história “Sábios como Camelos”, de José Eduardo Agualusa.
Vá, mais uma vez, com os seus alunos até à Fábrica de Textos e aceda ao Departamento da Planificação, onde, através do jogo, encontrará aspetos essenciais para a redação de uma carta
Vá, mais uma vez, com os seus alunos até à Fábrica de Textos e aceda ao Departamento da Revisão, onde, através do jogo, encontrará aspetos essenciais a serem contemplados na revisão de um texto (cf. também o Departamento da…
Vá com os seus alunos até à Fábrica de Textos e entre no Departamento da Produção. Aí, encontram atividades que visam desenvolver o conhecimento sobre aspetos a ter em conta na produção textual (cf. também o Departamento da Planificação…
Aceda com os seus alunos à Fábrica de Textos e siga até ao “Departamento da Planificação”. Aí, através do jogo, constatarão que a planificação é uma etapa determinante para qualquer tipologia textual (cf. também o Departamento da…
Na “Estação da Rima” da “Linha Amarela”, os alunos são desafiados a identificar semelhanças sonoras entre sílabas de palavras diferentes.
Neste jogo, é solicitado ao aluno que use estratégias para identificar a rima e sons das palavras, explorar o sentido literal e figurativo da linguagem e associar o conteúdo do poema a experiências vivenciadas.
Comboio – Dos sons e das letras
A “Estação da Reunião” da “Linha azul” disponibiliza atividades sobre sílabas e palavras.
Na “Toca do Sabichão”, há muito para aprender. “Parece que é, mas não é” é o primeiro desafio para ler, compreender e aceder ao significado do que está escrito, adquirindo informação e relacionando-a com o conhecimento prévio que já se…